Tuesday, December 06, 2005

A Fome e a Fome


Foto: Ras Adauto Berlin

Ás vezes tenho fome de poemas
Aí escrevo ou entao imagino um poema
Com o qual posso matar a minha fome de poemas

Já cansei de falar da fome
Hoje todo mundo fala da fome
Até o milionário fala da fome
Como se um dia tivesse realmente fome
Qualquer político ordinário fala da fome
- A fome é uma indústria cara e milionária

Mas quem sente fome realmente
Sabe o que isso significa para a sua vida faminta
Uma crianca, por exemplo, no sinal da rua
- assustando a classe média quando passa
em seus carros com os vidros fechados -
Essa crianca quando estende as maos
Sabe que aquilo é a sua fome exposta

Às vezes tenho fome de poemas...

Um dia, na minha infancia,
Já senti fome com a minha família
E sei muito bem o que isso significa
Por isso sei que aquela crianca
Está realmente com fome
E precisa ser alimentada rapidamente

A fome nao é um discurso
Nem uma plataforma política
A fome é real e se alimenta da vida precária
A fome é o estágio anterior da morte triste
De um país que nao alimenta bem
O seu povo, assim como o Brasil.

Às vezes tenho fome de poemas
E me debruco sobre as fomes do Brasil!

No comments: