Sunday, January 22, 2006

O Túmulo do Candando Desconhecido


Construcao de Brasília, 1960

A primeira vez que pisei em Brasília foi com o Teatro Oficina de São Paulo. Fazia parte do Coro de Teatro e estávamos lá, sob a direção rigorosa de José Celso Martinez Correia, para uma série de espetáculos do nosso trabalho chamado "Ensaio Geral do Carnaval do Povo". Esse espetáculo retratava do ponto de vista do "rebotalho", a imensa galera da base da pirâmide social brasileira, uma visão anárquica da História do Brasil, apartir do suicídio de Getúlio Vargas. Isso foi em setembro de 1979.

Num dia qualquer, entre os ensaios, fui convidado por uma amiga a visitar o "Monumento ao Candango Desconhecido". Esse monumento era uma "homenagem" a todos aqueles "paraíbas" que construíram Brasília e que passaram anônimos pela vida e deixaram o seu suor e o seu sangue misturado ao concreto da "babilônica brasília" e a política "simpática" e "eficiente"de JK. Assim minha amiga me dizia...

Tudo bem: no carro fui imaginando um monumento grandioso, uma grande escultura de mármore preta, com desenhos de Niemeyer e cálculos perfeitos de Joaquim Cardoso e engenharia de Lúcio Costa.. Pois como só conhecia o "Monumento ao Pracinha Desconhecido", aos mortos brasileiros na Segunda Guerra Mundial, monumento esse pomposamente instalado no Rio de Janeiro, viajei comparando este com o que eu esperava encontrar.

Depois de correr alguns quilômetros em direção à periferia de Brasília, o carro tomou o rumo no meio de um mato e de uma estrada de barro. Chegando à um local que hoje não me lembro bem onde era, descemos e andamos umas boas caminhadas. E de repente a minha amiga me apontou o "monumento". Era uma lápide, igual a essas de túmulo pobre de cemitério, enterrada num quadrado de concreto mal feito no meio do barro e cercado de mato. Na lápide estava escrita: "homenagem ao candando desconhecido". Parei, bocó: - ´É isso?"

Voltei ao plano piloto com uma sensação muito estranha dentro de mim. Á noite, no teatro Galpão, quando estávamos em cena, na hora em que o ator Joaquim encarnava J.K. e aquelas misuras todas, quebrei a rotina da peça e baixei num "caco raivoso" um "Candando Desconhecido e Revoltado". E atropelei o JK na cena. Como tínhamos a manha do improviso, rapidamente o movimento original foi recuperado e a peça seguiu seu rumo. Nos bastidores depois saímos na porrada e o "Candando" estava louco... Demorei dois dias para me recuperar do choque.

Hoje, estou em Berlin, e acompanho em várias mídias, principalmente pela Internet, essa babaçao de saco em torno do "Santo e Mártir" J.K. que a TV Globo apresenta em uma mini-série. E o que mais me espanta são as matérias, artigos e notas de uma série de intelectuais, jornalistas e políticos reforçando o mito, sem o mínimo censo crítico elevado da História, como se a verdadeira história fosse a mini-série. E o "Candango Desconhecido" voltou a rondar-me e a me deixar raivoso.

(Tempos depois, quando me aproximei da União das Nações Indígenas (UNI), ouvi de várias lideranças sobre o massacre sofrido por nações indígenas na região para a construção de Brasília. Como soube também depois das centenas e centenas de mortes sofridas pelos "paraíbas", "baianos" e etc, os "candangos", soterrados sob o concreto, o barro e a política otimista e desenvolvimentista de J.K. E além de suas mortes anônimas, esses trabalhores viviam em regime semi-escravo. E isso a mini-série não conta e nem seus intelectuais bajuladores não relatam. Glauber Rocha em seu último filme "A Idade da Terra" fala um pouco disso.)

E o resto é Bossa Nova, DkW Vemag e geladeira Clímax. E até o Lula quer ser o J.K.!

"Candango neles!!!..."
================

Candango, segundo cientistas-biólogos, é um rato, encontrado no cerrado de Brasília:

Rato-candango (Juscelinomys candango)


Classe: Mammalia

Ordem: Rodentia

Família: Muridae

Nome científico: Juscelinomys candango

Nome vulgar: Rato-candango

Categoria: Baixo risco

Características: Recebeu este nome em homenagem ao idealizador da nova capital do Brasil. Oito exemplares desse gênero monotípico só foram coletados uma única vez, em área pertencente à Fundação Zoobotânica do Distrito Federal. A espécie foi incluída na Lista de Espécies Ameaçadas da Fauna Brasileira devido ao fato de não existirem registros adicionais para qualquer outra região do Cerrado. Além disso, a área onde os exemplares foram obtidos se encontra severamente alterada pelo processo de urbanização de Brasília.

Comprimento: Em média, machos adultos medem 140mm da cabeça à base da cauda. A cauda é menor que o comprimento da cabeça e corpo, possuindo, em média, 96mm.

Ocorrência Geográfica: Só existem registros da espécie para a localidade onde os tipos foram coletados em 1960. A região de Brasília é central para o bioma do Cerrado, sendo que o local de coleta (altitude de 1.030m) pode ser caracterizado como campo ralo (campo cerrado, na terminologia utilizada por Moojen), revestido de gramíneas.


http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./especie/fauna/index.html

&conteudo=./especie/fauna/mamiferos/candango.html

===================


Os trabalhadores, as maos de obra escrava que construiram Brasília, eram os "ratos" Candangos. Fala sério, galera!!!!!



Ras Adauto Berlin,
23.01.2006
visitem: rasadauto.blogspot.com
www.fotothing.com/rasadauto

4 comments:

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

NO SEU TÍTULO."O Túmulo do Candango Desconhecido

É UMA PENA QUE SUA AMIGA NÃO SOUBE LHE APRESENTAR BRASILIA , POIS O QUE VOCÊ VIU FOI O QUE NÃO EXISTE MAIS , AO MEU VER , VOCÊ FOI AO CEMITÉRIO BOA ESPERANÇA , NÃO SEI SE NA ÉPOCA ERA ESTE NOME DO LOCAL E VIU O TUMULO DO CANDANGO DESCONHECIDO E NÃO A ESCULTURA "OS CANDANGOS", "OS GUERREIROS". O SENHOR ME TROUXE INFORMAÇÕES QUE NÃO SABIA , MAS AO MESMO TEMPO EU CHEGUEI A VER O TUMULO DO CANDANGO DESCONHECIDO E ALI EXISTIA UMA HISTÓRIA DE BRASILIA QUE POUCOS CONHECEM, SEJA POSITIVA OU NEGATIVA , A HISTÓRIA FOI DESTRUÍDA COM A PRIVATIZAÇÃO DO CEMITÉRIO BOA ESPERANÇA E ACABOU O QUE NÃO SE DERAM IMPORTÂNCIA , MAS O SENHOR CITOU UM FATO QUE MARCOU A ÉPOCA DE BRASILIA SE AFETA AO TUMULO DO CANDANGO DESCONHECIDO OU SEJA, O SOTERRAMENTO DE MUITOS CANDANGOS. E no cemitério se encontrava este que não foi identificado .
QUANTO A ESCULTURA http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2008/03/30/escultura-os-candangos-de-bruno-giorgi-95481.asp
ESCULTURA "OS CANDANGOS" DE BRUNO-GIORG