Tuesday, March 21, 2006

Marina Montini


O Globo, 21.03.2006


Morreu Marina Montini
A musa eterna e mulata
Do pintor Di Cavalcanti

(A primeira vez que Di Cavalcanti a viu
foi num imenso outdoor anunciando pneus.
Marina tinha 17 anos e era modelo.)

A primeira vez que vi uma imagem
De Marina Montini, eu era jovem e suburbano
E seu retrato, uma fotografia na revista Manchete
Me causou tanto impacto
Que fiquei sem dormir naquela noite
E também na outra noite
Remoendo um desejo enorme
Que nunca havia tido na minha vida

Foi o mesmo impacto que senti
Algum tempo depois
Quando vi a linda modelo negra Veluma
Sair esfusiante e toda colorida e brilhante
De um shopping em Copacabana
E apagar o tráfego e o sol de Copacabana
E era a primeira vez que eu ia a Copacabana

Foram imagens para sempre
Em minha alma e anima negras

Ontem Marina Montini morreu
Mas está muito viva nas eternas pinturas mulatas de Di Cavalcante
Nas imagens do filme de Glauber Rocha sobre Di Cavalcanti
No deslumbramento de Omar Shariff e Robert De Niro
No coração de tantos amantes e amigos/as
Dentro de mim e em meu poema agora...



"Mulata com Pássaro" - Di Cavalcanti

No comments: