Tuesday, February 27, 2007

DIALOGANDO COM O POETA OSWALD DE ANDRADE


Retrato de Oswald de Andrade
por Tarsila do Amaral, 1922

DIALOGANDO COM O POETA OSWALD DE ANDRADE

-
Re-lendo, nas minhas horas possíveis de descanso, às "POESIAS REUNIDAS" do Poeta paulista Oswald de Andrade, o grande Clow do Modernismo brasileiro, me deu vontade de fazer algumas intervenções. E como ele fez muito bem nos anos 20 e 30, resolvi "antropofagiá-lo" um pouco. Baseando-me em suas poesias do Livro "POESIA PAU BRASIL"(1923), que uma amiga de Faculdade de Letras chamava "Poesia Pau do Brasil"; e no "Manifesto Antropofágico" (1925). Aí deu mais ou menos o que temos abaixo:
================================

SAMPLE ADAUTIANO DO GLUTÃO OSWALD DE ANDRADE do BRASIL VARONIL


"Só me interessa o que não é Meu" (Oswald de Andrade).
"Só a Antropofagia nos Une. Esteticamente. Filosoficamente". (Oswald de Andrade).
"O Gênio da Raça é uma grande besteira" (Oswald de Andrade).
"O verdadeiro artista é o vampiro da raça. Vive das obras alheias" (cineasta francês Jean-Luc Godard
).

“O que é plágio, o que é comelância? – Pra Botocudo nenhum botar defeito!



A Máquina Tomada: Uma Sugestão de Blaise Cendars:

”tendes as locomotivas cheias, ides partir.
um NEGRO gira a manivela do desvio rotativo em que estais.
o menor descuido vos fará partir na direção
oposta ao vosso destino”.

E aí, babau "democracia racial"...

::::::::::::::::::::::::::::

Virtuoses de Pianos de Manivela

Onanistas de Pacaembu
abrem concurso de punhetas


o guarda-de-transito pediu passagem
para as
Odaliscas do Morumbi
e para a passeata gay que festivalizava a rua Augusta

com um Cristo de Lucrécia Bórgia de Porta-estandarte

Todos os papagayos aplaudiram
e as maritacas ficaram histéricas de felicidade
querendo ver de novo...
==============================

O meu primeiro caderno de poesia
o fogo lambeu...

=======================

Oração

No céu, no céu
Com "sua" mãe estarei
.

Depois iremos dançar a chula
numa Catedral de Samba
...
==========================
Internet

1

Bestona Querida
Estou sofrendo horrores
Sabias que eu ia sofrer
fiquei nas mãos dessa gente deprimente da Casa Grande
Que tristeza essa casa do Lavradio,
até os grilos estão um porre!...

O que me salvam é essa pinga mineira
e essa menina brava das paraíbas
...

2

Que alegria teu e-mail
fiquei tão contente
que fui à uma missa carismática
(t´esconjuro bangalô 3 vezes
!)

Na igreja toda gente me olhava
com olhos gulosos

ando desperdiçando beleza
longe de ti
...
========================
ANACRONISMO & OUTRAS MUMUNHAS MAIS

O português ficou comovido de achar
um mundo inesperado nas águas
e disse: ESTADOS UNIDOS DO BRASIL!


Um negro de lindos dentes de marfim
falou para o Botocudo emplumado
da Taba de Jabaquara:

- "Bote fogo nesse portuga, parente!..."


Depois saíram de braços dados
e colocaram uma Escola de Samba
na Avenida Palmares...

======================

Riquezas Naturaiz

Muitos metaes pepinos romans e figos
De muitas castas.
Uma infinidades.
Muitas cannas da çucre
Infinito algodam
Também há muito paobrasil
Nestas capitanias


E tem moçoilas casamenteiras já passadas
esperando maridos que nunca chegam
Uma infinidades.

Muitos pintos calçudos fumando uma erva danada
embaixo das bananeiras
.
Também há muitos paroaras e indios desgarrados
chupando picolé de cajú na Estação da Luz.
Destas capitanias
==========================

Os Poetas da Minha Terra
São Negros embaixo das bananeiras


Depois todos vão dormir

O tempo das Senzalas acabou!

====================

Aquele Amor
Nem me Fale


Senão faço e Aconteço
e não respondo por mim
!
==================

Promontório(s)

Que há por aí?
Amor
Chuvas ao longe
Mormaço
Mentira
Radar


Que há por aqui?
Crimes de novelas
171 dos parlamentos
Tico-ticos no fubá
pancadões de pós malhados

pastores vendilhőes
padres sodomitas
Surubas
======================

Quindim da Central

bicicleta
na alfaOmega
da Muqueca
da Baiana do Quindim

white mouse
do un@Bomber
na catraca
da Central do Brasil
========================
Duas istóryas de Yndio

1

Tupinambá Reverse

Eat Me
Again!
..........

2

Indio Bebum na Cidade Grande


tupã
tupy

pitú

===================

Pretu Véi

Pretu Véi do Canindé
lá no meio dos Cafundó
sonhou com a Princesa Isabé
Ora vejam só
Tomando rapé
Cheirando a chulé
...
===================

HAI-CAI

Yara desarvora
na Lua Cheia

depois chora.

====================

Mestre Vavá da Purificacao

Mestre Vavá da Bahia
Foi ele quem me dizia

São Bento Pequeno Cavalaria:

"Antes era tudo Angola
Angoleiro Angolinha"

E berimbau respondia:

"E tim-tim-tim,
Ó não-não-não"

"E viva a professora Zilda
que moça de estimação
que levou o Maculele
pra televisão..."

- Tá danado da vida, Tit-ticoi-tico?

============================

O Alpinista
de Alpenstock
desceu
nos
Alpes


comendo
Alpiste.

=====================
Oracao II

No Pão-de-Açucar
De Cada Dia
Dai-nos Senhor
A Poesia
de Cada Dia


No Pão-de-Açucar
De Cada Dia
Livrai-nos Senhora
Dos Arrastões
De Cada Dia

====================


Querida Bestona!
Hoje pensei em você quando acordei
Passei a noite toda sonhando
que era um piano
no meio de um vasto oceano verde.

Ouvi música até tarde.
Fumei uma diamba de pernambuco.

Um morcego rastaquera cruzou
nervoso toda a sala
e sumiu atrás da televisão.

Ninguém apareceu no elevador.

Comi pouco
sonhei pensei
Enlouqueci

Do seu, Zanzibar!

==================================
ÈBÓ

Filho dessa casa
leve isso a Èsù

Corre, depressa...

- Èsù, aceite o presente!
==========================

ARACY

- Aracy, Mãe do Dia
cadê as Meninas?

- Desceram o Tapajós
cheirando a alecrim
para encontrarem
o Boto namorador.

- E aí, Aracy?

- Depois é só Curumins e Cunhantãs
pra tudo quanto é lado;
se um/a morre a gente enterra
no fundo da floresta.

- E depois, Aracy?

- Selva, seu moço,
aparições e milagres.

- E o que mais, Aracy?

- Ah!, se o senhor quiser me trazer
um vestido bonito lá de Belém
será do agrado meu.
Eu também sou moça
e gosto muito das bonitezas da vida.
Todo dia me lavo no Amazonas
me penteio, me perfumo toda
E já pari mais de mil curumins
por esse mato tudinho...

- Então até logo, Aracy!

- Até logo, moço bonito
Bom dia
E não se esqueça das minhas prendas!
=============================
agosto 2003

No comments: